Cuidados para descartar o lixo conscientemente

17 de julho de 2018

Cuidados para descartar o lixo conscientemente

O destino correto do lixo ainda é um grande problema enfrentado pela nossa sociedade.

E você? Sabe e se preocupa em separar corretamente os lixos produzidos no dia a dia? Primeiramente é fundamental separar por lixo orgânico, lixo de material não reciclável e lixo de material reciclável. É importante também utilizar sacos biodegradáveis.

 

Materiais que podem e que não podem ser reciclados:

Os materiais recicláveis são: potes, garrafas PET, latinha de alumínio, embalagens de plástico, metal e vidro, papel, jornais, papelão, revistas, materiais de ferro, sacos plásticos, canos de plástico ou metal, tecidos, couro, fios elétricos, pregos, parafusos, etc.

Já produtos como, papel carbono, papel celofane, isopor, esponjas de aço, etiquetas, fitas adesivas, cerâmica, cristais, embalagem de produtos tóxicos, latas de tinta, espuma, esponjas de limpeza, fotografias, vidros temperados, entre outros não podem ser reutilizados.

 

Dicas extras:

-Para contribuir com o meio ambiente leve sempre sua sacola retornável quando for fazer compras.

-Oléo de cozinha também é reciclável, tornando-se sabão. Por isso, separe-o corretamente e leve até pontos de coleta.

-Amasse as garrafas PET e latinhas para auxiliar no processo de reciclagem. Não se esqueça de fechar as garrafas com a tampinha após amassada.

-Evite comprar produtos com embalagens de isopor.

-Rasgue os papeis em pedaços e empilhe para diminuir o volume e auxiliar no processo de reciclagem.

-Baterias e celulares são lixo tóxico. Por isso, ao descartar esses itens, procure lojas de eletrônicos que encaminham o material para reciclagem.

Compartilhe!