Entenda as etiquetas de lavagem de roupas

28 de agosto de 2019

Entenda as etiquetas de lavagem de roupas

Você se atenta a etiqueta ao comprar uma roupa?

A etiqueta traz informações importantes para a conservação da peça, tais como tipo de lavagem, se pode ser passada a ferro ou ser colocada na secadora. Por isso, é indispensável olhar a etiqueta antes de começar a lavagem.

Mas, se você não entende o que os símbolos querem dizer, continue lendo que vamos te ajudar nessa tarefa. Primeiro, é bom ressaltar que o Inmetro que padroniza os símbolos e eles seguem uma ordem de categoria.

 

Símbolos

O primeiro símbolo da etiqueta indica a instrução de lavagem, por ele dá para saber se a peça pode ser lavada na máquina, qual a temperatura da água e as orientações para enxágue e centrifugação. O desenho de apenas um copo com água significa que você pode lavar com água na máquina e se tiver um outro copo desenhado com um número dentro, indica a temperatura máxima de lavagem. Se o copo vier com uma mão desenhada, significa que a peça só pode ser lavada a mão e se tiver um X no copo, a peça não pode ser lavada com água.

O símbolo de um triangulo branco indica que você pode alvejar com cloro a peça. Mas, se o triangulo vier acompanhado com dois riscos, significa que a peça deve ser alvejada sem cloro. Se tiver um X, não pode alvejar.

O desenho de um ferro serve para nos auxiliar na hora de passar a roupa. Se tiver um X significa que a peça não pode ser passada a ferro e se o símbolo vier com bolinhas dentro do ferro, é indicativo da temperatura para passar. Quanto menos bolinhas, menor deve ser o calor do ferro.

Um círculo dentro de um quadrado com um X indica que a roupa não deve ser colocada na secadora. Já o quadrado com três listras verticais significa que você deve colocar a peça para secar na vertical. Se as listras forem horizontais, seque na horizontal na sombra e sem torcer. O quadrado sem listras aconselha a secagem apenas na vertical.

Esses são os principais apresentados na maioria das peças. Seguindo essas recomendações, a sua roupa vai ter uma vida útil muito mais longa.

Compartilhe!